terça-feira, 28 de junho de 2011

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

                   Às vezes nós vemos nas ruas carros da prefeitura realizando um trabalho que eles chamam de “operação tapa buracos” (geralmente após o período de chuva). Mas o que seria isto? São funcionários que passam pelas ruas tapando os buracos que foram surgindo em determinados trechos das ruas, mas como sabemos, em pouco tempo após o buraco ser tapado ele surge novamente atrapalhando a vida de quem trafega pelo local, passa-se um ano e começam novamente os trabalhos de restauração.
Mas o que isso tem a ver conosco? O que tem a ver com a vida espiritual? Será que existe buracos e remendos em nossas vidas?
A respeito deste assunto certa vez Jesus explicou muito claramente dizendo:
“Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira pedaço de veste nova e põe em veste velha; pois que rasgará a nova e o remendo da nova não se ajustará à velha.
E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois que o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho e os odres se estragarão.
Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos e ambos se conservarão.
E ninguém tendo bebido o vinho velho prefere o novo; porque diz: o velho é excelente “.  (Lc 5:36 a 39).
            Em nossos dias temos encontrado muitos remendos. O “jeitinho brasileiro” que se faz constante em nossas vidas invade também às igrejas remendando a Palavra de Deus em benefício próprio. Quando Jesus referiu esta parábola o assunto em questão era algo bastante discutido em nossos dias, o jejum. Como bem sabemos o jejum é uma prática espiritual descrita tanto no velho como no novo testamento. Porém eles (os escribas e fariseus), queriam pegar o novo ensinamento de Jesus, baseado na graça, e colocá-lo no velho ensinamento da lei, queriam fazer um remendo do jejum dentro de suas velhas práticas de vida baseados na lei de Moisés. Mas Jesus deixou bem claro a separação entre o novo e o velho quando disse:
“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.” (Mt 11:12,13).
Esta é uma prática muito comum, querer “dar um jeitinho” de arrumar as coisas sem ter muito trabalho. Quantas vezes tapamos os buracos com preguiça de fazer um recapeamento total? E, com certeza os buracos voltam. Quantas vezes fazemos “gambiarras elétricas” por relaxamento, e quando menos esperamos dá um curto-circuito e quebram aparelhos eletrônicos, quando não causa um incêndio? Quantas vezes vemos que determinado ensino da Palavra funcionou na vida de alguém e começamos a praticá-lo sem ter uma verdadeira transformação de vida? Quantas vezes procuramos explicação na Bíblia para podermos justificar atos que sabemos que não estão de acordo com a vontade de Deus?
Durante um longo período de minha vida estive praticando coisas que, por mais certas que fossem, não preenchiam a minha vida. Desde pequeno recebi os ensinamentos a respeito de Deus e sempre fui ensinado a buscar orientação nos ensinos Bíblicos, porém não conseguia algo que me preenchesse. Então resolvi mudar de denominação, procurar uma “verdade nova”. Satisfez-me por algum tempo. Porém, depois de certo tempo eu estava novamente vazio e a procura de outra “verdade nova” e foi assim por vários anos.
O problema foi que, mesmo com práticas espirituais novas, o meu coração era antigo, eu só fazia remendar um buraco espiritual que ia aumentando cada vez mais. Foi quando descobri a verdade de Deus. Não foi um versículo novo, não foi algo que eu nunca tinha escutado. Foi uma coisa muito simples, mas que mudou totalmente a minha vida. Eu sempre havia escutado isso; eu cheguei a ensinar a outras pessoas na escola bíblica mas eu nunca havia praticado porque eu só conhecia na minha alma (mente). Mas um dia eu ouvi de Deus que :
“Se alguém está em Cristo, nova  criatura é; as coisas velas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2º Cor 5;17).
Eu sempre lembro a época em que compreendi isso. Eu orava, lia  muito a Bíblia, fazia vigílias, corria atrás de oração de pastores e missionários, vivia atrás de “denominações de fogo”; vivia procurando remendos para meu vestido velho, enquanto Jesus estava me esperando com um vestido novinho pra me dar, e eu sem querer receber por causa da minha alma que não compreendia a verdade de Deus. Até que a palavra de Deus penetrou em meu espírito e trouxe o que eu estava precisando e restaurou por completo o meu ser, me fez nova criatura, completo, sem buraco algum.

 Até agora estivemos falando do vestido novo, do evangelho de Jesus, ante o vestido velho, da velha criatura, ou seja daqueles que ainda não nasceram de novo. Porém, hoje em dia existem ensinamentos baseados na lei (velha aliança), que são postos em prática dentro do ensinamento da graça (nova aliança). Tem coisa mais absurda do que pegar um remendo de um vestido velho e colocá-lo em um vestido novo que está inteiro? Pois é isso que tentam fazer! Porém no novo testamento está escrito:
“Más agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em NOVIDADE DE ESPÍRITO, e não na velhice da letra.” (Rm 7:6).
Porque:
“A letra mata, e o Espírito vivifica.” (2º Cor 3:6).
Meu irmão, para que haja uma total transformação em sua vida é necessário que, primeiro você se torne uma nova criatura, independente de se ter anos e anos de freqüência de igreja ou de nunca ter entrado em uma. Ser nova criatura é uma necessidade para todo ser humano.
“O que é nascido da carne é carne (natural); e o que é nascido do Espírito é espírito (espiritual). Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo.”  (J0 3:6,7).
Depois de nascer de novo, agora sim é necessário que haja uma constante alimentação para que ao exemplo de Jesus possa crescer “em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc 2:52).
E o que devemos comer? Devemos nos alimentar da Palavra de Deus (meditando diariamente) e do Espírito Santo (orando em línguas), para que possamos a cada dia tomar posse de todas as promessas de Deus. Devemos vestir o vestido novo.
Temos observado muito claramente em nossos dias que a causa de as pessoas não obterem respostas de Deus é porque não se interessam em desenvolver uma vida espiritual, ou seja tem preguiça de buscar práticas espirituais.
Por exemplo, se uma pessoa está desempregada vai à igreja no domingo à noite e faz uma oração pedindo emprego. Na segunda-feira, acorda cedo e sai à procura de trabalho e não encontra nada. Volta pra casa e passa o resto do dia assistindo TV ou então reclamando da sua situação. Porém o que ele devia fazer é utilizar o tempo disponível para ler e meditar na Palavra, para orar, jejuar, adorar, orar em línguas para desenvolver a fé e confessar a palavra de forma que ele estaria colocando todo o seu problema diante de Deus, e Ele teria o total controle de sua vida e você não precisaria passar por nenhuma dificuldade.
É assim com emprego, é assim com a cura, é assim com qualquer outra necessidade que se venha a ter, mas é a nossa comodidade e falta de fé que não deixa Deus agir.
É muito fácil chegar-se para alguém e pedir pra que ore por nós, não precisamos fazer nada, a pessoa ora, utiliza a sua fé, resolve o nosso problema e na precisamos mudar nada. Isso é colocar um remendo novo, da palavra de Deus viva e eficaz, em uma velha natureza que não quer ser mudada.
Agora eu pergunto, não seria bem melhor usar o vestido novo na totalidade ao invés de rasgá-lo pra remendar algo que não presta mais?
Deus quer lhe dar algo novo, perfeito e completo. Deus quer lhe dar o melhor que Ele tem. A sua Palavra diz:
“Visto como, pelo seu divino poder nos têm sido DOADAS TODAS as coisas que conduzem a vida e a piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pêlos quais nos têm sido DOADAS as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” (2º Pe 1:3,4).
Deus quer lhe dar muito mais do que simplesmente coisas terrenas, Deus quer que seja participante da mesma natureza que Ele tem, quer ser um com você, mas é necessário conhecer a Deus para poder usufruir TUDO aquilo que Ele tem a nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário